sábado, 6 de setembro de 2014

Trabalho e potência

 1. Trabalho e Potência
A palavra trabalho significa a relação existente entre a força e o deslocamento. Dizemos que existe trabalho quando uma força aplicada num corpo provoca o deslocamento desse corpo, ou seja, quando a força não desloca o corpo, ela não realiza trabalho.
 
 Essa grandeza pode ser dividida em duas partes: trabalho motor e trabalho resistente:
-Trabalho Motor
Quando a força tem o mesmo sentido do deslocamento.

-Trabalho Resistente
Quando a força tem sentido contrário (oposto) ao deslocamento.

 Propriedade:
O cálculo do trabalho de uma força é dado através da utilização do gráfico:
  
Trabalho da força peso
Trabalho da força peso não depende da trajetória. Ele é dependente do peso e do desnível entre a posição inicial e final. É positivo quando o ponto material desce, negativo quando este ponto sobe e neutro quando o deslocamento for horizontal. Sua representação matemática é dada pela equação:

 
 2. Potência
Dois carros saem da praia em direção a serra (h=600m). Um dos carros realiza a viagem em 1hora, o outro demora 2horas para chegar. Qual dos carros realizou maior trabalho?
Nenhum dos dois. O Trabalho foi exatamente o mesmo. Entretanto, o carro que andou mais rápido desenvolveu uma Potência maior.
Definimos a partir daí potência média relacionando o Trabalho com o tempo gasto para realizá-lo:
 Quando o tempo gasto for infinitamente pequeno teremos a potência instantânea, ou seja:
 Rendimento
Nenhuma máquina é perfeita. Durante um processo, nem toda energia despendida pela máquina é convertida em trabalho de fato. Para enumerar essa eficiência de cada máquina foi criado o conceito de redimento, representado pela letra grega h, onde h = T / Et, onde Et é a energia total despendida pela máquina. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário