quarta-feira, 3 de julho de 2013

União Européia


            União Européia

-                                 A União Européia é uma organização internacional constituída atualmente por 27 estados membros.
-         Foi estabelecida com este nome pelo Tratado da União Européia (normalmente conhecido com Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50. A União tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.
                   A União Européia possui o mercado único europeu (uma união aduaneira), uma moeda única (o euro, adotado por 15 dos 27 estados membros) e política agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns.
-                                 A União Européia encontra-se aberta a todos os países europeus que a ela pretendem aderir e que respeitem os compromissos assumidos nos Tratados da fundação e subscrevem os mesmos objetivos fundamentais.
-                                 A economia da União Européia é baseada num sistema capitalista liberal sendo ligeiramente maior do que a economia dos Estados Unidos da América.
-                                 O principal objetivo econômico da União Européia é promover uma economia livre, concorrencial e sem barreiras comerciais tanto ao nível das mercadorias, dos capitais, como dos seus cidadãos e nomeadamente dos seus trabalhadores.
-                                 A União Européia tem problemas, que podem ser apresentados em três tópicos principais: o fracasso da Constituição Européia, reprovada em referendos populares na França e no Reino dos Países Baixos; o desencanto popular nos países que fazem parte do grupo (44% dos cidadãos europeus acham que a vida piorou desde a entrada de seus respectivos países na UE, aponta pesquisa do jornal britânico “Financial Times”); e o fraco desempenho econômico dos países do grupo nos últimos anos.

Objetivos da União Européia

* Promover a unidade política e econômica da Europa;
* Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
* Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
* Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
* Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
* Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário