quinta-feira, 4 de julho de 2013

Oração subordinadas

Oração subordinadas

Orações subordinada substantiva é quando as duas orações se dependem. Ex: Ninguém sabe se ele voltará. A oração principal sempre vem antes da conjunção que no caso acima é “se”, se você tirar a oração principal a oração subordinada fica sem sentido e se você tirar a oração subordinada a Oração principal fica sem sentido, ou seja, uma depende da outra.

Tipos de oração subordinada substantiva:
- Subjetiva
Quando a oração principal não tem sujeito. Ex: É importante que os representantes políticos tenham consciência de sua missão.

- Objetiva direta
Quando a oração principal possui um verbo transitivo direto que exige um objeto direto e esse(OD) não se encontra na oração principal. Ex: Eu pedi que ele me deixasse em paz.

- Objetiva indireta
Quando a oração principal possui um verbo transitivo indireto que exige um objeto indireto. Ex: Ofereceram o livro a quem obteve a melhor nota.

- Completiva nominal
Quando a oração principal precisa de complemento nominal. Ex: Tenho certeza de que será recompensado por esse ato generoso.

- Predicativa
Quando a oração principal precisa de predicativo,e ela geralmente possui verbo de ligação antes da conjunção. Ex: A grande tristeza da mãe foi que os filhos a colocaram num asilo. Foi: verbo de ligação.

- Apositiva
Quando esta faltando aposto na oração principal e quase sempre vem com pontuação. Ex: O desejo de todos era um só: que tudo se resolvesse sem agitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário