segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Sociologia

Sociologia é o estudo das relaçoẽs e interações humanas, seu objeto de estudo são as relações e interações humanas sociais e seu foco de interesse são os grupos humanos e as relações socias desenvolvidas entre seus integrantes.

1. O surgimento da sociologia
    1.1 A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, sendo uma resposta acadêmica para os novos desafios da era moderna. Com a Revolução Industrial, as localidades acabavam por não disponibilizar para seus habitantes uma boa infra-estrutura. As civilizações deixavam a desejar para aqueles que saiam do campo e vinham tentar a vida na cidade. A substituição da energia humana pela energia motriz trouxe alguns prejuízos para as famílias que começaram a se encontrar desempregadas.As consequências da rápida industrialização não foram boas, já que aumentos na criminalidade, alcoolismo, violência e prostituição foram rapidamente constatados. Estas interferências terminaram por exterminar uma fatia considerável da população. Foi neste período que a sociedade se decompôs em Burgueses, sendo estes os que controlavam a economia e detinham as fábricas, e os Proletariados, pessoas que tinham a força de trabalho. O sistema Capitalista se solidificou, sendo que aqueles que produzissem mais teriam vantagem sobre os demais no mercado.  Já na Revolução Francesa, o objetivo era fazer triunfar os ideais seculares, como liberdade e igualdade sobre a ordem social tradicional, fazendo com que essas idéias se espalhassem pelo mundo.Ocorreram muitas transformações na política, na vida cultural e na economia do país. Muitas das explicações baseadas na religião passaram a receber criticas e serem suplantadas por pensamentos racionais e lógicos, radicalmente mudando do modelo teocêntrico (Deus) para o antropocêntrico (Homem).

    1.2 Sociologia — Estuda as relações sociais considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Socioloia envolve, portanto, o estudo dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
         Economia — Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
         Antropologia — Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas.
         Ciência Política — Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.

2. O processo social 
    2.1 Sociabilidade: Capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade.
    2.2 Socialização: Adaptar um indivíduo a um grupo, tornando-o membro funcional, aceitando a cultura, hábitos e características propostas. Ou seja, é o processo de tornar um indivíduo próprio para viver em sociedade.    
    2.3 > Contatos sociais primários: São os contatos pessoais, diretos, e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Ex: Familiares,vizinhança, na escola e etc.
         > Contatos sociais secundários: São os contatos impessoais, calculados, formais. Ex: O contato do passageiro com o cobrador do ônibus para pagar a passagem,caixa do supermercado e etc. 

    2.4 Processos sociais:  Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais. Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade.
       Tipos de processos sociais
ASSOCIATIVOS (Cooperação, Acomodação e Assimilação)
  • Cooperação - É um tipo de processo social caracterizado pela atuação de um ou mais indivíduos atuam juntos visando uma finalidade comum. A cooperação pode ser ainda:
  • Acomodação - Segundo Oliveira (2201) A acomodação é o processo social em que o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas, trata-se, portanto, de uma solução superficial com alcance menor que a assimilação.A acomodação cooperação pode assumir diversas formas como:

Yasser Arafat cumprimenta o primeirro ministro de Israel, Yatzhak Rabin
  • Assimilação – Bastante associado a idéia de integração sócio-cultural , esse tipo de processo social ocorre quando um indivíduo ou grupo aceita e adquire padrões culturais (costumes, tradição comportamento) de outro indivíduo ou grupo distinto. Segundo Oliveira(2001) trata-se de um processo de ajustamento, pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se semelhantes. Difere da acomodação, porque implica em transformações internas nos indivíduos ou grupo. Tais modificações envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e agir.

Exemplo, índios catequizados

Padre Anchieta catequizando índias


DISSOCIATIVOS (Competição e Conflito)

  • Competição – Alguns sociólogos afirmam que a competição é a forma mais elementar e universal de interação, consistindo em uma luta disputa incessante por coisas concretas.Alguns acrescentam que trata-se de uma contenda contínua, inconsciente e impessoal.

Exemplo. Ações relacionadas a obtenção de êxito na vida econômica, na posição social, nos esportes, nas atividades profissionais.
Competição de ciclismo



  • Conflito – Ocorre quando a competição assume características de elevada tensão social. No processo de conflito a luta torna-se pessoal e hostil, já que cada um dos envolvidos tem consciência de que para alcançar os próprios objetivos é necessário fazer com que o adversário não alcance o seu. O conflito é uma contenda de indivíduos ou grupos, em que cada qual dos contendores almeja uma solução que exclui a desejada pelo adversário.

                                                   Guerra no Vietnan
                   
3. Comunidade: Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro dum conjunto de normas. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade.
As comunidades geralmente são grupos formados por familiares, amigos e vizinhos que possuem um elevado grau de proximidade uns com os outros.


4. Instituições sociais e grupos sociais: Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. A “Instituição Social”  é uma forma de organização da sociedade. Como exemplo, podemos citar a família, o Estado, a Escola, as ONGs e a denominação religiosa.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário