sábado, 22 de novembro de 2014

Barroco

- Na Europa: O barroco europeu pode ter nascido na Itália, mas criou raízes na Espanha entre poetas e pintores do século XVII. A literatura barroca chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. Com o desaparecimento de D. Sebastião (rei de Portugal), Felipe II torna-se herdeiro do trono e consolida a unificação da península ibérica. Surge, então, o mito do ''sebastianismo'', crença segundo a qual os portugueses achavam que D. Sebastião não morrera na batalha de alcácer-quibir, na áfrica e voltaria em breve para retomar o trono português. 
Estilos:
  • Gongorismo: estilo do poeta espanhol Gôngaro; termo que os partidários dessa tendência literária utilizavam; emprego exagerado de metáforas, trocadilhos, jogos de palavras.
  • Marinismo: de influência do poeta italiano Giambattista Marini (1569 – 1625); caracterizada pela afetação no estilo.
  • Preciosismo: como tendência literária voltada para a perfeição da forma e a sutileza da frase; muito em voga na corte de Luis XIV, rei sol.
  • Eufuismo: estilo afetado, extravagante, comparável ao gongarismo português e ao preciosismo francês. Recebeu esse nome em conseqüência da novela de John Lyly: EUPHUES.
As manifestações artisicas do BARROCO  retratam a procura da conciliação de forças antagônicas como:
Bem – mal
Deus – Diabo
Pureza – Pecado
Espírito - Carne

Isso ocorre por que nessa época estava acontecendo a Reforma protestante, liderada por Calvino e Lutero que se solidifica na Inglaterra e Holanda. E a a igreja católica se organizava num movimento contra reforma. Por isso esse conflito nas obras Barrocas.

- No Brasil: É constituído pelas primeiras manifestações literárias genuinamente brasileiras ocorridas no Brasil Colônia, embora vindo das Metrópoles. Dos escritores que manifestaram tendência barroca em suas obras destacam-se Gregório de matos e padre Antônio Vieira. 
1. Gregório: Fez doutorado em direito, em Coimbra, e permaneceu mais de trinta anos em Portugal. Veio então para o Brasil e passou a viver na Bahia. Gregório de matos é poeta lírico, satírico e religioso. Em seus poemas manisfeta aspiração religiosa, expressa o amor carnal e satiriza a sociedade baiana da época. Com isso ganha a antipatia de inúmeras pessoas de seu tempo e é obrigado a partir em exílio para angola. Sua produção literária pode ser agrupada em três divisões temáticas:

  Poesia satírica: nela critica as autoridades da época, as mulheres de constumes indecorosos, os ricos senhores de engenho, os padres e os comerciantes poucos honestos.
Pelas suas sátiras, Gregório de Matos foi apelidado de BOCA DO INFERNO, por sua habilidade em criticar personalidades e costumes de seu tempo.

  Poesia lírica: neste tipo de poema o poeta fala de suas fortes paixões e dos sofrimentos por amor. Os sonetos líricos de Gregório de Matos são bem elaborados. Por ser um bom conhecedor da arte de fazer poesias, expressa seus sentimentos amorosos com grande habilidade de mestria.
  
  Poesia religiosa: o poeta, arrependido, pede perdão de seus pecados; sofre remorso por suas ações apaixonadas e insensatas; há sempre um conflito entre pecado e perdão.

2. Pe. Antônio Vieira
É estudado pelos críticos nas duas literaturas: a brasileira e a portuguesa. A obra de vieira comprende
A) Obras de profecia: História do futuro e Esperanças de Portugal
B) Oratória: Sermões: (15 volumes). Os mais famosos sermões de viera eram sermão da sexagésima (tem por assunto a arte pregar)
  • Sermão pelo bom sucesso: das armas de portugal contra as de holanda (contra a invasão holandesa do brasil em 1640)
  • Sermão de santo Antônio, também conhecido como sermão aos peixes (aborda a questão da escravidão indígena)
 

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