domingo, 12 de outubro de 2014

Lógica simbólica

O que é?
Lógica é um ramo de estudo da matemática. Compreende os sinais lógicos (p,q), Lógica também é muito utilizada na programação de computadores. 

Conectivos lógicos:
  • ^ – “e” – conjunção
  • v , w – “ou” – disjunção
  • → – “se…então” – implicação
  • ↔ – “se e somente se” – equivalência
  • ~ ou ¬ – não Negação
 Tabela verdade:

















Condições suficiente e necessária:
  •  Suficiente: Se tiver aula então vou a escola. Ter aula é suficiente para eu ir à escola, mas eu só vou à escola quando tem aula? Não, eu posso ir apenas para falar com o professor. Então não é necessário ter aula para eu ir à escola, é apenas suficiente.
  •  Necessária: Vou ao restaurante se e somente se precisar comer. É necessário eu ter fome (precisar comer) para ir a um restaurante, eu não vou ao restaurante apenas para tirar uma foto. 
 Tautologia, contradição e contigência
  • Tautologia:
Tautologia é uma proposição cujo valor lógico é sempre verdadeiro. Vamos usar como exemplo a mais simples tautologia de todas:
P ∨ P)
cuja a tabela-verdade é a seguinte:

P ¬P ∨(¬P)
V F V
FV V
    A proposição é uma tautologia, pois o seu valor lógico é sempre V, conforme a tabela-verdade. 
    • Contradição:
    Para expressar a mais simples de todas as contradições, usamos o conectivo "e", uma proposição P qualquer, e a sua negação ¬P,
    P ∧ P)
     Verifique a tabela verdade:

    P ¬P P∧(¬P)
    V F F
    FV F
    A proposição é uma contradição, pois o seu valor lógico é sempre F conforme a tabela-verdade.


    • Contigência:
    A contingência ocorre quando há tanto valores V como F na última coluna da tabela-verdade de uma proposição.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário