segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Revolução Russa

Enquanto os países da Europa se modernizavam a Rússia não se modernizava ficando cada vez mais atrasada. Sua economia tinha como base a agricultura.  Alexandre III tentou modernizar o país, mas ainda assim existia o absolutismo. A derrota na guerra russo-japonesa de 1905, desorganizou a economia russa, com isso ocorreu a revolução de 1905. Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. 

Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar. As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório. Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. 

Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista). Só para esclarecer: 
  • Bolcheviques: Povo.
  •  Mencheviques: Burguesia.
Consequências da Revolução:

  • - A Rússia saiu da primeira guerra mundial

  • - Criação da URSS que depois se tornou uma das maiores potencias do mundo

  • - A democracia foi reprimida pelo socialismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário